Jornadas de Pesquisa discutem a crise de paradigmas

Na primeira semana de maio, o grupo Imaginalis promove as Jornadas de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação (PPGCOM) da UFRGS. O evento anual promove debates acerca de temas que transpassam o trabalho das linhas de pesquisa com o objetivo de fortalecer a integração do pensamento acadêmico. Em 2017, a nossa proposta é discutir as consequências da crise de paradigmas, suas Crises, Contatos & Rupturas.

Quando as promessas de certeza da ciência moderna se mostraram inexequíves, a crise se instalou em várias dimensões das construções simbólicas. A crise nas instituições leva ao descrédito e à desesperança. A crise na representação tensiona as formas de governo e poder. A crise econômica coloca em disputa o sensível, o ético e o humanitário por conta de uma racionalidade que se constitui e é constituída na intermediação financeira da vida. Crises que afetam as condições de pesquisa e as próprias formas de fazer ciência. No entanto, é pela crise que se torna possível repensar sistemas já estabelecidos, propondo novas conexões e/ou rompendo vínculos antigos.

Programação prévia

O evento programa preliminar prevê conferências (na manhã do dia 04 e na tarde do dia 05) e painéis (na tarde do dia 04 e na manhã do dia 05). As conferências serão proferidas por Cremilda Medina (USP), Norval Baitello Junior (PUCSP) e Malena Contrera (UNIP). Os painéis trarão palestrantes convidados. São pesquisadores da UFRGS advindos de diferentes áreas do conhecimento (Bioquímica, Educação, Psicologia, Sociologia) que dialogarão com representantes de cada uma das quatro linhas de pesquisa do PPGCOM.

As inscrições são gratuitas e abertas para membros externos da Universidade, através do link bit.ly/jornadasppgcom2017.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 + 10 =