Conheça os palestrantes das Jornadas de Pesquisa 2017

As Jornadas de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS ocorrem na semana que vem, dias 4 e 5 de maio. O evento busca na crise de paradigmas uma inquietação comum para mobilizar pesquisadores das mais diversas áreas em um diálogo transdisciplinar com professores da área da Comunicação.

As inscrições são gratuitas e abertas para membros internos e externos ao PPGCOM e à UFRGS. Os interessados devem preencher o formulário disponível aqui e realizar credenciamento no primeiro dia do evento, no local. O custo da emissão de certificados será pago pelo inscrito.

Conheça abaixo um pouco sobre cada um dos palestrantes.

Conferência de Abertura: Malena Contrera (UNIP/SP)
Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com especialização em Psicologia Junguiana, Malena Contrera investiga os nexos entre a mídia e os rituais mediáticos com os simbolismos e a movimentação do imaginário. É autora, entre outros, de O Mito na Mídia (1996) e Mediosfera (2010). É membro do Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Semiótica da Cultura e da Mídia da PUC/SP desde sua fundação e atual líder do Grupo de Pesquisa em Mídia e Cultura, da UNIP.

Conferência de Encerramento: Norval Baitello Jr. (PUC-SP)
Doutor em Comunicação pela Freie Universität Berlin, em 1987, Norval Baitello Junior é professor titular no PPG de Comunicação e Semiótica da PUC/SP, onde já atuou como diretor da Faculdade de Comunicação e Filosofia. Sua pesquisa perpassa principalmente as discussões sobre a Filosofia da Imagem. É autor, entre outras obras, de A Era da Iconogagia (2014), livro também publicado em espanhol no ano de 2008.

Painel 1: Ana Luiza Carvalho da Rocha (PPGAS/UFRGS; PPGDiversidade e PPGProcessos/Feevale)
Doutora em Antropologia pela Universidade René Descartes, Paris V, Ana Luiza tem como interesse de pesquisa a Antropologia Social e Visual, investigando redes digitais e eletrônicas aplicada a gestão documental de acervos digitais. Atua também na área de produção de documentários etnográficos, com diversos prêmios na área.

Painel 2: André Quincozes dos Santos (PPGBioq/UFRGS)
Doutor em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), André centra suas pesquisas na área da Neuroquímica, atuando principalmente em pesquisas relacionadas a neuroproteção, cultura de células neurais e morfofuncionalidade de culturas de astrócitos de animais adultos e envelhecidos. André é membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (2015-2019).

Painel 3: Airi Sacco (Psicologia UFPel)
Doutora em Psicologia pela UFRGS, Airi é professora adjunta do curso de Psicologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Sua pesquisa foca na Psicologia social, investigando o desenvolvimento de atitudes racistas em crianças. Tem experiência nas áreas de Psicologia do Desenvolvimento Humano, Processos Psicológicos Básicos, Promoção e Prevenção de Saúde, Psicologia Positiva e Psicologia de Grupos.

Painel 4: Maria Aparecida Bergamaschi (PPGEdu/UFRGS)
Doutora em Educação e graduada em História. É líder do grupo de pesquisa (CNPq) Peabiru: Educação ameríndia e interculturalidade e professora na Faculdade de Educação da UFRGS. Organizou e publicou artigos e livros sobre Educação Indígena e Ensino de História, tendo experiência nestas áreas, com pesquisas sobre educação Guarani, educação escolar indígena e a temática indígena na escola.

O evento acontece na manhã e tarde dos dias 4 e 5 de maio, no Auditório 1 da Fabico (R. Ramiro Barcelos 2705 – Campus Saúde), em Porto Alegre. Esta edição é promovida pelo grupo Imaginalis com apoio da PROPESQ/UFRGS. Confira a programação completa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − catorze =