Norval Baitello Jr. encerra Jornadas do PPGCOM. Ouça a conferências e os painéis do 2º dia

Fotos: Renata Lohman

Em uma apresentação que teve a crise como motor, Norval Baitello Junior encerrou as Jornadas de Pesquisa do PPGCOM com uma mensagem provocante quanto as inquietações do momento. Crise está ligada à carne, a deixar um pedaço de si para trás. Mas sem ela, não há crescimento. Não há transformação.

Você pode escutar sua apresentação no áudio abaixo, bem como a dos painelistas que se sucederam ao lingo do dia. Airi Sacco, no Painel 3, abordou o desenvolvimento de atitudes raciais na primeira infância, tema de sua pesquisa de doutorado. Nilda Jacks, por sua vez, fez um percurso pelas crises que acompanharam a memória de sua vivência na academia. Antes, não se furtou de comentar a apresentação anterior. “Existem perguntas que são imperguntáveis,” pondera citando Galindo Cáceres e Jorge González.

Maria Aparecida Bergamaschi refletiu sobre a relação e o protagonismo indígena em pesquisas na área da Educação, e em como o saber dos povos tradicionais deve ser reconhecido para além das égides do cartesianismo. Em diálogo direto, Miriam Rossini incorporou a discussão da representação indígena a partir de seu objeto de pesquisa: o audiovisual. Confira!

 

Painel 3 – Airi Sacco (Psicologia UFPel)

 

 

Nilda Jacks (Linha 3 – Cultura e Significação, PPGCOM/UFRGS)

 

 

Painel 4 – Maria Aparecida Bergamaschi (PPGEdu/UFRGS)

 

Miriam Rossini (Linha 4 – Mediações e Representações Culturais e Políticas, PPGCOM/UFRGS)

 

Conferência de encerramento: Norval Baitello Junior (PUC-SP)

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − dez =