Trinta anos sem Eliade. Colóquio na Romênia revisita suas contribuições

Por Anelise De Carli

Na última sexta-feira, 22 de abril, completaram-se 30 anos da morte de Mircea Eliade. Para celebrar a herança do mestre, o Centro Mircea Eliade da Universidade de Craiova (Romênia) realiza entre os dias 30 e 31 de maio de 2016 o Colóquio Mircea Eliade : l’actualité du sacré (Mircea Eliade: A atualidade do sagrado). O Imaginalis estará neste importante encontro como um dos grupos representantes do Brasil.

Mircea Eliade foi um importante historiador das religiões e um dos principais nomes dos estudos do simbolismo na contemporaneidade. Ele traduziu do sânscrito textos clássicos do hinduísmo que até então não eram conhecidos pelo mundo ocidental. Além disso, o pensador romeno foi responsável pela reabilitação da noção de sagrado nos estudos acadêmicos europeus. Sua pesquisa sobre as religiões transbordou da perspectiva historicista para uma investigação dos sentidos, isto é, uma filosofia hermenêutica. Ele retomou as noções arcaicas de mito e mitologia para descrever a experiência do sagrado, em suas palavras, a hierofania. É também de sua responsabilidade a retomada do conceito renascentista coincidentia oppositorum, muito utilizado por Gilbert Durand. Um dos fundadores do Círculo de Eranos, sua obra está em constante diálogo também com Henry Corbin e Paul Ricoeur.

O Colóquio Mircea Eliade : l’actualité du sacré coloca em discussão esses importantes pensamentos na intenção de defender a imaginação simbólica como poderosa resposta humana frente à atual crise da religião e ascensão dos fundamentalismos. Durante o evento, será lançado o volume 11 da revista Symbolon, que apresenta um dossiê em homenagem a Jean-Jacques Wunenburger, vice-líder do Grupo Imaginalis e discípulo de Durand.

1 Comment

  1. Diluiu silva disse:

    Muito representativo para o momento que estamos vivendo hoje
    Nova formas para uma estruturação maissedimmentada na nossa necessidade do religioso através dos simbolos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 1 =