Participantes

Eduardo Portanova Barros

Pesquisador


Pós-Doutor em Sociologia pela Sorbonne e pela Unisinos, doutor em Comunicação Social pela PUCRS, mestre em Ciências da Comunicação pela USP e graduado em Comunicação Social pela PUCRS. Tem experiência na área de Comunicação e Artes, com ênfase em jornalismo, cinema e imaginário, atuando principalmente nos seguintes temas: estética e autoria. Tradutor para o português da obra Sociologia do Imaginário de Patrick Legros, Frédéric Monneyron, Jean-Bruno Renard e Patrick Tacussel (Sulina, 2007). Autor de Truffaut, o homem que amava o cinema (Ed. da ULBRA, 2013) e, junto com Carlos Gadea, organizador de A questão pós nas ciências sociais (Appris, 2013).

Eduardo Andres Vizer

Pesquisador


Doutor em Sociologia pela Universidade de Belgrano, com pós-doutorado na Unisinos, na McGill University, na University of Massachusetts at Amherst e na Universidade de Bonn. É graduado em Sociologia pela UBA e especialista em Teorias da Comunicação Linguística e Semiologia pelo Instituto Di Tella e em Psicodrama Terapêutico e Pedagógico Grupal pela Associação Argentina de Psicodrama e Psicologia de Grupo. Dois de seus livros estão traduzidos para o português: A Trama (in)visível da vida social - Comunicação, sentido e realidade (Sulina, 2011) e Mídia e movimentos sociais: linguagens e coletivos em ação (Paulus, 2007).

Helenice Carvalho

Pesquisadora


Doutora em Ciências da Comunicação, pela Unisinos e mestre em Administração - Produção e Sistemas, pela UFRGS, é formada em Relações Públicas pela UFSM com especialização pela PUCRS e pela UFRGS. É professora adjunta da Graduação da UFRGS e participa dos grupos de pesquisa Comunicação, Política e Sociedade (Unisinos) e Controle Social do Gasto Público (UNESP).

Aline Duvoisin

Estudante de Mestrado


Mestranda em Comunicação e Informação pela UFRGS e bacharel em Comunicação Social - Jornalismo por essa mesma universidade. Interessa-se por temas relacionados a estéticas audiovisuais, semiótica, imaginário, pós-modernidade e América Latina. Atualmente pesquisa convergências entre imagens audiovisuais cinematográficas e publicitárias durante as duas últimas décadas do século XX na Argentina.

Andriolli de Brites da Costa

Estudante de Doutorado


Doutorando em Comunicação e Informação pela UFRGS, mestre em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina e bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Sua pesquisa tange os fundamentos do Jornalismo sob a perspectiva da filosofia da técnica e do imaginário.

Anelise Angeli De Carli

Estudante de Doutorado


Doutoranda e Mestre em Comunicação e Informação pela UFRGS. É jornalista formada pela mesma instituição e também cursa Graduação em Ciências Sociais - Antropologia. Investiga relações entre imagem fotografia e conhecimento através das teorias da imagem e do imaginário.

Francisco dos Santos

Estudante de Doutorado


Doutorando e Mestre em Comunicação e Informação, bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela UFRGS. Comunicação, imaginário, artes e meio-ambiente são seus temas de interesse.

Gabriel Jacobsen

Estudante de Mestrado


Mestrando em Comunicação e Informação pela UFRGS, onde também se formou jornalista. Tem interesse por pesquisas envolvendo jornalismo, vigilância, imagens técnicas e micropolítica. Também atua como repórter na editoria de Política da Rádio Guaíba, em Porto Alegre.

Michel de Oliveira

Estudante de Doutorado


Doutorando em Comunicação e Informação na UFRGS. Mestre em Comunicação e especialista em Fotografia pela UEL. Graduado em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela UFS. Áreas de pesquisa e interesse: fotografia, cultura visual, memória, teorias da imagem e do imaginário.

Renata Lohmann

Estudante de Doutorado


Doutoranda, mestre em Comunicação e Informação pela UFRGS, com graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela mesma universidade. Pesquisa os divergências e convergências do imaginário da lomografia e do instagram.

Mario Bitt-Monteiro

Professor


Fotógrafo, professor de fotografia e artista visual. É fundador e coordenador do Núcleo de Fotografia Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS. Atua como professor e pesquisador de fotografia comparada, experimental e aplicada na mesma universidade.